Não é preciso conhecer muito o autor para saber que Alan Moore sempre tem razão.
Confesso que ultimamente desenvolver estes pensamentos tem sido um peso para mim nas últimas semanas. Assuntos não faltam, mas nem de tudo consigo falar com o coração ou com a lucidez que o assunto merece. Mas algo me surpreendeu e você também vai concordar comigo que Alan Moore sempre tem razão.
Para minha alegria, e desespero da maioria, um dos meus autores de quadrinhos favoritos resolveu soltar sua voz de fogo para falar de política. Mais averso a redes sociais do que eu Alan Moore escreveu um texto que foi publicado então no Twitter de uma de suas filhas, Amber.
Sim, o mundo que vivemos está tão maluco que o mago supremo de Northampton deixou seu anarquismo de lado para dar um recado aos seu compatriotas.
Segue a tradução do texto.
Aqui está algo que você não vê todos os dias, um anarquista avesso à internet anunciando nas mídias sociais que votará no Partido Trabalhista nas eleições de Dezembro. Mas estes são tempos sem precedentes. Votei apenas uma vez na vida, há mais de quarenta anos, convencendo-me de que os líderes são os principais beneficiados e ninguém se salva. Dito isto, alguns líderes são tão inacreditavelmente malévolos e catastróficos que devem ser vigorosamente opostos por todos os meios disponíveis. Simplesmente não acredito que mais quatro anos desses parasitas de direita, vorazes e sorridentes nos deixem com uma cultura, uma sociedade ou um meio ambiente no qual teremos o luxo de imaginar alternativas.
O mundo miserável em que vivemos atualmente não foi uma infeliz guerra do destino; foi uma decisão econômica e política tomada sem consultar a enorme população humana que seria afetada drasticamente. Se quisermos de outra forma, se preferirmos um imóvel que podemos chamar de lar, devemos parar de apoiar – mesmo passivamente – essa agenda conservadora voraz e insaciável antes a nós e nossos filhos como sobremesa.
Embora meu voto seja principalmente contra os conservadores, e não para os trabalhistas, observei que o manifesto atual do Partido Trabalhista é o conjunto de propostas mais encorajador que já vi de qualquer partido britânico importante. Embora estes sejam tempos imensamente complicados e todos nós não tenhamos certeza de qual caminho devemos seguir, eu diria que aquele que nos afasta mais do iceberg aparente é a aposta mais segura…
Se meu trabalho significou alguma coisa para você ao longo dos anos, se o jeito moderno está fazendo você temer por todas as coisas que você valoriza, então saia no dia da votação e faça sua voz ser ouvida com um voto contra esse atropelador cruel da segurança, dignidade e sonhos de todos. Um mundo que amamos conta conosco.
Alan Moore
Northampton
20 de Novembro de 2019
Observações, escrevi Partido Trabalhista mas poderia ser Partido dos Trabalhadores (MAS E O PETÊ?). Na Inglaterra o voto não é obrigatório, Boris Johnson (o que suspendeu o Parlamento Britânico) é um dos candidatos e é com ele que Alan está temeroso.
Sua declaração além de extremamente sã é algo que podemos vestir pois serve para os brasileiros e brasileiras que preferem marchar na frente da estátua da liberdade de uma loja de departamento ao som do hino nacional. Fãs de quadrinhos ou não.
Alan tem uma aversão aos super heróis modernos das grandes editoras que somos fiéis. Alan não gosta dos filmes de super heróis que eu e você amamos. Alan tem raiva das grandes editoras por ótimas razões. E mesmo assim Alan Moore sempre tem razão.
Você, como eu, pode não gostar de tudo o que Alan Moore fala ou faz. Mas isso não tira a razão do autor britânico. Se ele conseguiu votar conseguiu ver que o inimigo de seu inimigo é seu aliado nós também podemos.
Ou não?
Pensamento do Dia
Sei que escrever é preciso, mas como sou um sujeito de sorte me faltam heróis mascarados de tudo que achei errado. Toda a semana tem.
10 respostas em “Alan Moore sempre tem razão (e você não)”
[…] segunda feira um pensamento cheio de razão transbordando a necessidade de escrever. Até meus rins doeram […]
[…] de Watchmen e faz um meme – mas fica a dúvida se ele realmente leu Watchmen e sabe quem é Alan Moore. Meme dá dinheiro né? Coisa de […]
[…] quem é Ozymandias, personagem de Watchmen (quadrinhos, filme e série), da irrefreável mente de Alan Moore. O personagem é dono de uma mente extraordinária que o catapulta para o ápice na escala social […]
[…] Inferno de Alan Moore e Eddie Campbel: R$ […]
[…] real e faz parte de um complô global de George Soros para instaurar o comunismo mundial. Pois é, Alan Moore sempre está certo mesmo, e Watchmen está cada vez mais […]
[…] e compartilha-las. Se tiver uns legais também manda para colocarmos aqui, sempre lembrando que Alan Moore sempre tem razão (e você […]
[…] seguida surgiu a adaptação de Watchmen que dirigiu e escreveu. E mesmo indo contra princípios de Alan Moore, gostei muito do filme, mão acho que Watchmen seja um filme perfeito de super herói, mas foi uma […]
[…] forçado que os outros. Seu visual é inspirado na arte do desenhista Brian Bolland e história de Alan Moore (também conhecido como deus) de A Piada Mortal. Isto significaria que ele também é a […]
[…] A Piada Mortal é um dos gibis que marcaram muita gente, era tão chocante que até hoje o final é discutido. Obviamente ninguém chega à uma conclusão pois a história acabou ali. Alguns falam que o Coringa morreu, outros que o Batman e o Coringa morreram. Poderia ter rolado um beijo? Não sei, só sei que agora temos o roteiro de A Piada Mortal online para tentar pegar alguma dica de Alan Moore. […]
[…] este 5 de Novembro as pessoas comuns se lembrem que é o povo quem manda no governo. Da obra de Alan Moore para o mundo, a lenda de Guy Fawkes revigorada pelo autor da história em quadrinhos de V de […]