Chegou a hora, a confusão começou em O Relógio do Juízo Final
A confusão começou em O Relógio do Juízo Final, mas é disso que a gente gosta! A continuação de Watchmen mesclado com o Universo DC realmente começou. Depois de especular um pouco (só um pouco) sobre a morte de Rorschach fui finalmente ler Doomsday Clock #1 e as coisas não são como imaginava.
Preciso mesmo falar que este post está transbordando de spoilers?
Rorschach, pelo menos o Rorschach que conhecemos realmente morreu. Escafedeu-se. Pirulitou-se. Este é outro Rorschach, e a prova vem na imagem abaixo.
O original, que conhecemos e vimos morrer em Watchmen era ruivo e realmente morreu daquela maneira explosiva que só o Dr. Manhatthan poderia fazer. Quem é este novo personagem que adotou a identidade e, pelo que pude ler em Doomsday Clock #1, até sua personalidade. O novo Rorschach enganou Erika Manson, a Marionete, só teve que provar mesmo que não era a mesma pessoa pois sua antiga encarnação prometeu mata-la. Sim amiguinhos, a confusão começou em O Relógio do Juízo Final.
Este novo Rorschach liberta Marionete e o Mímico por motivos ainda não muito claros. O que é bacana notar é que eles são reencarnações de personagens da editora Charlton, adquirida pela DC Comics. A influencia desses personagens é tão grande que ainda vemos suas “cópias” andando por aí como o Capitão Átomo e o Besouro Azul (Ted Kord). No quadrinho original eles são conhecidos como Punch e Jewelee.
Habemus Ozymandias!
Apesar de Rorschach não ser o original outra presença era bem esperada, afinal o executor do plano definitivo para a paz mundial não havia morrido. Ozymandias ou Adrian Veidt, que arquitetou a destruição mundial é quem está por trás deste novo Rorschach sair atrás de mão de obra para executar seus planos. Era algo meio óbvio essa revelação, mas o motivo é mais importante ainda.
Segundo Ozzymandias seu plano deu errado, ele não conseguiu unir o mundo como pretendia. A paz aparentemente durou pouco e logo descobriram seu envolvimento com o acontecido e obviamente ninguém levou numa boa. Aniquilar boa parte da população mundial seria um plano perfeito em sua mente, assim a outra parte poderia se unir para lutar contra as desigualdades universais.
O plano de Adrian fica claro nesta primeira edição de O Relógio do Juízo Final, eles precisam encontrar o Dr. Manhatthan. O peladão nuclear azul seria o único poderoso o bastante para ajudar o mundo do jeito que ele realmente precisa…
A confusão
Mas até onde sabemos esse azulão talvez use a ajuda de outro azulão para tornar as coisas corretas. E é aí que vemos Superman tendo um pesadelo. O plano original de Dr. Manhatthan seria então encontrar uma salvação para seu universo, e talvez a esperança que Superman representa seja o que procura.
A confusão começou em O Relógio do Juízo Finale parece que o Dr. Manhatthan vai querer um Superman para seu mundo. Outra implicações ainda não foram abordadas também já que aparentemente a linha temporal do Universo DC parece quebrada e o universo de Watchmen não apareceu no mapeamento de Novos 52. Adrian também estaria agindo desesperadamente pois parece estar com um câncer cerebral. Tantas questões e tão poucas respostas…
Doomsday Clock, O Relógio do Juízo Final terá 12 edições nos EUA e é escrita por Geoff Johns e desenhada por Gary Frank.